segunda-feira, 1 de junho de 2009

A Beleza e a História da Fotografia Sépia



Saudosismo...

A fotografia sépia é, em minha opinião, o desejo do homem (fotógrafo) em querer que o registro das pessoas, coisas e fatos do universo ao seu redor, se apresentassem em suas cores reais. Assim, em 1873 surgem os primeiros banhos coloridos, sépia e azul, no processo de revelação da imagem. O primeiro e mais importante passo no rumo da fotografia colorida.
A foto de pessoas em estúdios fotográficos torna-se comum no Século XX, aplicada a eventos sociais e politicos diversos ou simplesmente para recordação. Neste período as fotos em preto e branco ganham novos aspectos quando pintadas à mão.
A fotogarfia em sépia é mais conhecida hoje em dia, mundialmente, como “foto envelhecida”, mas essa expressão se respalda apenas no envelhecimento natural do papel fotográfico e nas condições de acondicionamento do mesmo.
Com o avanço da tecnologia, hoje é possivel, como que por mágica, envelhecer uma foto, dando-lhe aquele aspecto nostálgico das fotos do século XVIII, conferindo-lhe a mesma sofisticação dos processos de revelação, através de programas digitais de manipulação de imagens, que transformam uma foto colorida ou em preto e branco, em sépia, em minutos. Muito comodamente diferente do método convencional de revelação, onde seria necessário processar a revelação em preto e branco e posteriormente fazê-la passar pelo ponto de viragem em sépia.
E mais uma vez expressando a minha opinão pessoal e saudosista: me aventuro a dizer que a nostalgia que desperta a visualização de uma foto envelhecida por meios digitais, de forma alguma é a mesma que desperta “o fazer” a foto por métodos analógicos.
.
Cerimônia Religiosa
Equipamento digital 16 megapixels
Lente: 18/125mm
Abertura: 40/16
Sensibilidade: ISO 400
Original:Cor
Fevereiro de 2007-Recife-PE.

Instante Parado

Nenhum comentário:

Postar um comentário